Tema : Crônicas (elementos estruturais) O primeiro beijo - Antônio Barreto
Objetivo Geral:
Trabalhar com as habilidades de leitura, compreensão e produção escrita do gênero crônica.
Reconhecer e reproduzir elementos estruturais de uma crônica.
Objetivos Específicos:
-Estimular e proporcionar contato com outras crônicas
-Explorar elementos que possibilitem a compreensão e interpretação do texto.
-Estimular o senso de hipotetização e inferência
- Levar a perceber elementos da narrativa no gênero crônica
Material:
- Crônicas diversas impressas ou retiradas de revistas
- Textos O primeiro beijo, de Antônio Barreto, suficientes para leitura individual ou em duplas
- DVD Meu primeiro amor
- Data show
Estratégias/ Atividades
- Leitura pelo professor de 2 ou 3 crônicas
- Leitura por 2 ou 3 alunos de mais algumas crônicas
- Levantamento de elementos comuns percebidos nas crônicas: ambiente comum, situações reais, senso de humor,cotidiano...
- Exploração oral do título
- Abrir espaço para comentários de experiências pessoais
-Leitura silenciosa pelos alunos do texto Meu Primeiro Beijo, de Antônio Barreto
-Levantamento do vocabulário desconhecido (uso do dicionário e da dedução)
- Nova leitura , pelo professor, agora com pausas para reflexões e comentários.
- Questões dirigidas sobre o conteúdo do texto
- Questões dirigidas para identificar os elementos estruturais do gênero
- Registro das descobertas
- Filme ; Meu primeiro amor
- Comparação com o assunto de cada um- espaço para depoimentos e comparações
- Perceber espaço/tempo presentes nos dois recursos
- Produção textual individual sobre um fato escolhido
-Refacção do texto assim que devolvido com as anotações e sugestões (conforme tempo e resultados, repetir o procedimento. Sugestão: escolher um texto para analisar coletivamente e fazer as intervenções. Pode-se usar aqui o data show)
- Representação ilustrativa do tema com qualquer técnica escolhida
Duração do Trabalho:
- até 10 aulas
Avaliação
- Observação da participação e envolvimento nas etapas
- Análise das atividades
- Análise do texto finalizado
OBSERVAÇÃO:
Num outro momento, explorar no texto elementos gramaticais presentes que possam ser trabalhados com exercícios, reescrita do próprio texto com alterações de pessoa e tempo verbal.
-
Ao preparar as atividades, procurei priorizar uma clientela que consiga responder aos objetivos , numa escola que disponibilize o material necessário e que este não seja difícil de se obter.
ResponderExcluirEspero ter contribuído.
Esqueci de indicar a série a que se destina o plano. Seria para 7º ou 8° ano, quando ainda há ( ou deveria haver, não me iludo) um certo encanto no tema. Quanto à intertextualidade, não quis me estender muito, mas o inglês poderia trabalhar a letra da música (Endless love, de Lionel Richie), matemática trabalharia decimais como os do texto, a Ed. Física a alteração de batimentos nos exercícios, enfim, muita coisa poderia ser feita. Ainda bem que a colega Adriana me lembrou disso.
ResponderExcluirParabéns, Bartô!
ResponderExcluir